Um espaço de 3mil m² com projeto aconchegante de Isay Weinfeld dedicado à arquitetura. A arena central permeada por jardins a céu aberto abrigará mostras sobre o tema, além de palestras e bate-papos com arquitetos, designers e artistas. Na galeria, a Idea!Zarvos abrirá para visitação os modelos de apartamentos decorados dos seis edifícios que serão lançados ao longo do ano com projetos de grandes nomes da arquitetura nacional.
O curador convidado é Fernando Serapião, editor da revista Monolito e um dos curadores da exposição “Infinito Vão: 90 anos de arquitetura brasileira”. Ele selecionou o grande espectro de arquitetos que já colaboraram com a Idea!Zarvos, abrangendo detalhes intrigantes de cada projeto por meio de maquetes, fotos, plantas, croquis e amostras de materiais. A expografia fica a cargo do artista João Nitsche, que também projetou a comunicação visual do espaço. Leia o texto curatorial na íntegra abaixo.
FRAGMENTOS DA METRÓPOLE
A cidade é uma construção coletiva. Cada cidadão, além de usuário, é agente dessa construção. Desde uma embalagem de bala lançada na calçada até uma árvore plantada no quintal, passando por leis elaboradas em gabinetes burocráticos ou ocupações que testemunham a sobrevivência, todos somos coautores da cidade, a maior invenção humana – como a definiu Paulo Mendes da Rocha.
Cada indivíduo tem uma percepção única do resultado que, para o bem ou para o mal, espelha o acúmulo de ações que o constrói. Frequentemente, a cidade é edificada de maneira inconsequente, destrutiva ou egoísta. É raro encontrar concepções conscientes de espaços promissores do ponto de vista ambiental, urbano e arquitetônico.
Dentro da polifonia paulistana, há 17anos a Idea!Zarvos constrói alguns dos fragmentos mais singulares da metrópole. São 40 empreendimentos que somam 78 mil metros quadrados e 789 unidades entregues. Esse conjunto impactou, positivamente, não apenas a vizinhança e seus usuários, mas também inspirou o aprimoramento da relação do mercado imobiliário com a arquitetura contemporânea em todo o país. Todavia, números e retóricas são insuficientes para qualificar uma história que começou – emprestando um aforismo de Mies van der Rohe – com a ação deliberada de juntar dois tijolos com cuidado.
Ao unir minuciosamente dois elementos construtivos, a Idea!Zarvos trabalha deliberadamente para construir uma cidade melhor. Da soleira para fora, sua ação edifica um ambiente urbano mais humano, com bancos e outras gentilezas públicas. Uma cidade tão segura quanto sem muros. Uma urbi mais diversa e dinâmica, sendo, a um só tempo, mais verde e saudável.
Da soleira para dentro, essa articulação cuidadosa entre dois tijolos também significa amparar a criação de linguagens arquitetônicas que reflitam o espírito de nossa época. Expressando tecnologia, formas inovadoras e criando lugares que abrigam um novo modo de viver, os espaços da Idea!Zarvos proporcionam bem-estar a seus moradores e usuários.
Como é impossível reunir os edifícios nesta exposição – pois eles permanecem, imóveis, pulverizados pelas ruas de São Paulo –, a alternativa foi representá-los por outros meios, como maquetes, fotos, vídeos e publicações. Ou seja, representá-los através de fragmentos. Convido-os, assim, a unir esses fragmentos que se comunicam através de texturas, materialidades e cores. São fragmentos que expõem o melhor da arquitetura de vanguarda no Brasil, narrando uma década e meia de uma história que está apenas começando.
Espelhando a criação coletiva da cidade, cada visitante também terá uma percepção única. Todos podem fazer escolhas – olhar com vagar ou com ligeireza, em ordem horária ou anti-horária. Não importa. O que importa é aproveitar a oportunidade de fazer escolhas. Dessa maneira, quiçá para aqueles que juntarem os fragmentos com cuidado, uma pergunta ficará em aberto: que cidade queremos construir?
FERNANDO SERAPIÃO
Dentro da Galeria Idea!Zarvos você poderá conferir os modelos dos apartamentos de seis projetos que serão lançados em 2022. O TUCA que fica em Perdizes e cujo decorado será aberto ainda no mês de maio, foi projetado pelo MMBB Arquitetos, com interiores do decorado por conta de Marina Portolano. Em junho vem o modelo do Iperó 111, que fica na Vila Madalena, e tem projeto e interiores do decorado por Gui Mattos. Terra Céu é um edifício que será lançado em Pinheiros, com decorado lançado em agosto e projeto por Gustavo Utrabo. Em setembro sai o modelo de apartamento do Melo Alves 121, nos Jardins, projeto e interiores pelo MNMA. Isay Weinfeld é o nome por trás do Damata, no Itaim Bibi e também faz o projeto do decorado que será lançado em outubro. Por fim, em novembro, é a vez do lançamento do Oscar Freire 2525, projeto do Estúdio Módulo e cujo decorado ficou por conta da TODOS Arquitetura, de Maurício Arruda. Reproduções com materialidades idênticas às das fachadas dos futuros lançamentos dão um gostinho do que vem por aí, enquanto por dentro você pode experimentar referências de design e decoração.
Rua Sampaio Vidal, 978 - Jardins. Entrada gratuita:
Apartamentos únicos em edifícios que cuidam do morador e da cidade.
Conheça nossos produtosCadastro feito com sucesso!
Em breve, pílulas arquitetônicas diretamente em seu e-mail.